• 16 2138-8000
  • ribsilk@ribsilk.com.br
  • Seg - Sex: 07:30 - 17:30
08/08/2017
 
Na hora da corrida, quanto mais conforto melhor. Neste momento, cada um tem a sua preferência. Alguns preferem camiseta sem mangas e outros já preferem com mangas, mas qual o melhor tecido? Por que duas camisetas semelhantes tem preços muito diferentes?
 
É importante citar que o preço de uma camiseta depende da composição do tecido, da forma como é tecida, dos tratamentos aplicados (UV, Antibactérias, etc.) e da marca. Os tecidos mais usados em camisetas de alta tecnologia são compostos de poliéster ou poliamida, permitindo camisetas ultra finas, leves e com uma ventilação adequada. Alguns corredores usam camisas de algodão e, por isto, também falaremos deste tecido.
 
Algodão: Fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. O tecido a base de algodão possui melhor capacidade de absorção de umidade. Por isto, grande parte do suor é absorvido, deixando a camiseta encharcada e pesada. Além disto, a trama do algodão não permite uma ventilação adequada para esportes.
 
Poliamida: Fibra química de polímero sintético, também conhecida como "nylon" ou "náilon", considerada a mais nobre das fibras sintéticas, foi a primeira a ser produzida industrialmente. O náilon, entre outras qualidades, apresenta uma elevada resistência mecânica (cerca de 3,5 vezes superior ao algodão), baixa absorção de umidade, a possibilidade de texturização e a boa aceitação de acabamentos têxteis, o que permite a obtenção de tecidos com aspectos visuais diferenciados.
 
Atualmente, no mercado não se encontra uma fibra que se aproxima tanto à perfeição da seda como a poliamida. Ao trabalhar com o tecido misto, podemos aliar as principais vantagens do algodão a da poliamida, obtendo ótimo custo benefício. Características: leve e macia; não encolhe e nem deforma; resistente ao uso, aos fungos e às traças; de fácil tratamento e seca rapidamente; sensível à luz; tem tendência a reter poeira e sujeira; mancha com facilidade; não absorve umidade; aquece pouco; favorece a transpiração do corpo; encolhe com o calor; não resiste a produtos químicos.
 
Poliéster: Fibra sintética, também conhecida como "tergal". O poliéster é utilizado em malharia, vestuários, 100% ou em misturas, pode ser utilizado tanto para camisaria, quanto para parte de baixo. Sua característica, porém é de pouquíssima absorção de umidade. O poliéster é a fibra química  que tende a apresentar maior crescimento e poder de competição, em decorrência de seu baixo custo, sendo a mais barata das fibras, sejam elas químicas ou naturais e dos melhoramentos tecnológicos que possibilitam que esta fibra se torne cada vez mais semelhante ao algodão. Características: boa resistência à luz e ao uso; não enruga; boa elasticidade; resiste a maior parte dos produtos químicos; de fácil tratamento e seca rapidamente; áspero; tem tendência a formar "bolinhas" com o uso; desbota quando exposto ao sol; encolhe com o calor.
 
Seja Dry Fit ou Climacool, cada marca dá um nome ao seu tecido, mas as marcas mais tecnológicas utilizam o poliéster ou poliamida, sendo o último considerado o mais adequado a esportes devido a sua capacidade de absorção, maciez e conforto.
 
  • Telefone:
    16 2138-8000

  • Av. Cel. Quito Junqueira, 599
    Campos Elísios
    Ribeirão Preto - SP

Sobre Nós

RibSilk - A Verdadeira Camiseta - Ribeirão Preto

Fabricação de Camisetas Promocionais Personalizadas, Abadas, Uniformes Esportivos, Escolares e Corporativos.

Conexões
Localização

Av. Cel. Quito Junqueira, 599
Campos Elísios
Ribeirão Preto - SP
16 2138-8000
ribsilk@ribsilk.com.br

Todos os direitos reservados - © 2021
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação